Junta de Freguesia de Pampilhosa Junta de Freguesia de Pampilhosa

Personalidades

Liberto Gil Braga e Maia (1947 - 2012)

Liberto Gil Braga e Maia nasceu na Pampilhosa no dia 24 de setembro de 1947, filho de Virgílio Augusto Maia e de Leontina dos Prazeres Braga e Maia.

Sempre muito ativo na vida social e cultural da freguesia, Liberto Maia integrou várias instituições e associações da terra: Rádio Clube da Pampilhosa (presidente da Direção), Bombeiros Voluntários da Pampilhosa (elemento do corpo ativo e, mais tarde, da Direção), Futebol Clube da Pampilhosa (elemento da Direção), Centro de Assistência Paroquial de Pampilhosa (elemento da Comissão Administrativa) e Comissão de Geminação Pampilhosa-Courcoury (secretário).

Em janeiro de 1993 ingressou no Agrupamento n.º 1067 do Corpo Nacional de Escutas (CNE), com sede na Pampilhosa, conseguindo cativar várias faixas etárias com este projeto de voluntariado que promove a área social, ambiental e cultural da freguesia e da região. Entregou-se ao projeto de alma e coração, conseguindo, como Chefe do Agrupamento, realizar algumas obras que valorizaram a freguesia, como a Sede do Grupo e o Campo da Vera Cruz, onde o agrupamento recebe e partilha experiências com outras associações. Esteve presente em São Tomé e Príncipe e Cabo Verde, num projeto de formação de responsáveis adultos, voluntariando-se num projeto para restauração de uma escola cabo-verdiana. A sua projeção como Escuteiro levou-o ao cargo de Chefe do Núcleo Centro-Norte do CNE. Este organismo condecorou o Chefe Liberto várias vezes, sendo uma dessas condecorações a mais prestigiante do Escutismo: a Cruz de Mérito Monsenhor Avelino Gonçalves.

Na política local, foi membro da Assembleia de Freguesia de Pampilhosa, passando depois a Secretário da Junta, no mandato 1998-2002 e de 2005 até ao seu falecimento, em fevereiro de 2012, sendo então substituído por Rosalina Nogueira.

© 2024 Junta de Freguesia de Pampilhosa. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

• Desenvolvido por:
  • GESAutarquia