N.º de lugares: 2 (Pampilhosa e Canedo)
Dimensão: 13,6 km2
Distância à sede de Concelho: 4 km
Distância à sede de Distrito: 45 km
Distância a Coimbra: 12 km
Densidade populacional: 284 hab./km2 (Censos 2021)
População residente: 3857 (Censos 2021)
Edifícios: 1616 (Censos 2021)
Alojamentos: 2053 (Cenos 2021)
Núcleos familiares residentes: 1552 (Censos 2021)
Atividades económicas: indústria metalomecânica, transformação de madeira, cerâmica, mármores, agricultura e serviços.
Com uma localização privilegiada, na medida em que é servida por bons acessos rodo e ferroviários, tendo como pano de fundo a verdejante serra do Buçaco, a Freguesia de Pampilhosa caracteriza-se por ser um espaço onde dá gosto viver.
O seu passado industrial é atestado pelo que resta de antigas fábricas de cerâmica, que fizeram dela, no primeiro quarto do século XX, um importantíssimo polo industrial, a que não será alheio a existência de um importante entroncamento ferroviário que, durante muitos anos, constituiu a principal ligação à Europa. Esta localização atraiu indústrias de diversos ramos como madeira, grés, químicos e cerâmica, que empregaram centenas, senão milhares, de trabalhadores que vinham da atividade agrícola, originários de localidades limítrofes de outras regiões do país e até do estrangeiro e que se foram fixando. Também o comércio e mesmo a atividade turística registaram um forte incremento (lembre-se o “ Chalet Suíço” que hospedava quem se deslocava para a estância termal de Luso). Mercê deste facto, foi uma localidade que se desenvolveu rapidamente.
Daí também o aparecimento de várias Associações que vieram dinamizar social e culturalmente a Freguesia.
Devido ao aparecimento das novas tecnologias e à falta de acompanhamento por parte dos industriais proprietários daquelas antigas empresas, que resultou na perda do comboio da modernização, estes estabelecimentos industriais foram desaparecendo.
Nos nossos dias e com bons acessos aos principais centros, tornou-se um mercado fornecedor de serviços nas cidades limítrofes. A nova industria, essencialmente as empresas implantadas na Zona Industrial do Canedo e a empresa Fucoli-Somepal, na parte norte da Vila, já vêm sendo bons empregadores.
É, entretanto, uma Freguesia que continua em franca expansão, com boa qualidade de vida, segura, ordenada do ponto de vista urbanístico e com uma vivência noturna quanto baste. Vem sendo bastante procurada, especialmente em termos habitacionais, por quadros médios e superiores a trabalhar em Coimbra e que procuram a tranquilidade característica de uma vila de médias dimensões.
© 2024 Junta de Freguesia de Pampilhosa. Todos os direitos reservados | Termos e Condições