Junta de Freguesia de Pampilhosa Junta de Freguesia de Pampilhosa

Personalidades

Abel da Silva Lindo (1904 - 1987)

Abel da Silva Lindo nasceu na Pampilhosa no dia 23 de abril de 1904, na rua que hoje tem o seu nome, filho de José Maria Lindo e de Albertina da Silva. Com um ano de idade foi para o Brasil com os pais, onde começou a escola e onde permaneceu até aos dez anos.


De volta à Pampilhosa, entrou para a escola, em 1915, frequentando a classe do Prof. Guilherme Ferreira da Silva. No ano seguinte foi viver para a cidade de Coimbra, com a sua avó Felismina Silva, onde começou a frequentar a Escola José Falcão. Em 1922 entrou para o curso de Medicina na Universidade de Coimbra, embora as suas aspirações eram de cursar Engenharia, curso existente apenas nas cidades do Porto ou de Lisboa. Por esse facto, os pais do jovem Abel não anuíram ao seu desejo, sobretudo por razões financeiras. Em 1930 termina o curso de Medicina e Cirurgia com boas notas.

Foi médico da sua terra e das aldeias vizinhas, da Associação de Socorros Mútuos “7 de Agosto”, do Centro de Assistência Paroquial de Pampilhosa, da Companhia do Caminho-de-ferro da Beira Alta, do Posto Sanitário da C.P., do Sindicato dos Ferroviários, dos Serviços Médico-Sociais, de todas as indústrias de Pampilhosa e de algumas dos arredores, de várias Companhias de Seguros, de todas as coletividades da terra, e ainda, sempre que necessário ou solicitado, do Hospital da Misericórdia de Mealhada, cujo Corpo Clínico sempre integrou.

Data de 1948 a primeira homenagem promovida por um grupo de amigos e pelo povo de Pampilhosa e arredores ao Dr. Abel da Silva Lindo, dando o seu nome a uma das ruas da aldeia e sendo-lhe ofertado um aparelho de radioscopia. O Doutor Abel, como era carinhosamente conhecido, foi sempre muito amigo e dedicado aos seus doentes, principalmente aos mais pobres. A população, para lhe agradecer, realizou, então, esta singela mas sentida homenagem.

Foi presidente da Câmara Municipal da Mealhada de 15 de setembro de 1959 até 11 de setembro de 1964.

Abel da Silva Lindo faleceu no dia 15 de Julho de 1987.

Em abril de 1990 o povo pampilhosense homenageia postumamente o Doutor Abel, colocando um busto no entroncamento da Rua do Mercado com a Rua da Igreja, para nunca mais o esquecer. A inscrição define bem a sua personalidade: «Homem bom e simples / Uma vida plena de amor e abnegação». Infelizmente este busto foi furtado em novembro de 2011, tendo sido colocada pela Autarquia, em sua substituição, uma réplica em compósito. 

Em 2005 o GEDEPA cria, na Casa Rural Quinhentista, um espaço museológico com o espólio do seu antigo consultório, chamado “Sala Dr. Abel da Silva Lindo”.

Adaptado de http://vilapampilhosa.blogspot.com/2015/01/figuras-importantes-dr-abel-da-silva.html 

     




© 2025 Junta de Freguesia de Pampilhosa. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia