Cesário Rodrigues Azenha nasceu em Liceia (Montemor-o-Velho) no dia 8 de fevereiro de 1926, filho de José Rodrigues Azenha e de Ana Mendes dos Santos.
Passou a residir na Pampilhosa quando foi colocado como Professor na Escola Primária da aldeia vizinha de Paço (Botão-Coimbra). Posteriormente foi colocado na Escola Primária do Entroncamento “Tomaz da Cruz”, no ano letivo de 1951/1952, onde permaneceu até a sua aposentação em 1992.
Sucedendo ao prof. Firmino Brito da Costa, foi Diretor da Escola após a aposentação da Profª Aurora Miranda Lima de Melo. Como educador, deixou uma forte marca em várias gerações de alunos, sentimento fortemente vincado nas intervenções de antigos alunos, proferidas, na sua presença, em muitos encontros realizados em sua homenagem.
Lecionou diversos Cursos Noturnos de Educação de Adultos, nomeadamente a pessoal dos Caminhos-de-Ferro Portugueses e de Aprendizagem Agrícola.
Foi nomeado Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, sucedendo ao ilustre pampilhosense Dr. Abel da Silva Lindo, de novembro de 1964 a março de 1966.
Colaborou ativamente com as principais associações da Pampilhosa, fazendo parte dos seus órgãos sociais. O seu gosto pela cultura popular levou-o a integrar, durante alguns anos, a tocata do Grupo Etnográfico da Pampilhosa (GEDEPA), tocando violino.
Faleceu nas Caldas da Rainha no dia 9 de julho de 2020, com 94 anos. Jaz no Cemitério Velho da Freguesia da Pampilhosa.