Junta de Freguesia de Pampilhosa Junta de Freguesia de Pampilhosa

Personalidades

Joaquim da Costa Andrade (1922 - 2014)

Joaquim da Costa Andrade nasceu na Pampilhosa no dia 15 de setembro de 1922, filho de António Francisco de Andrade e de Beatriz de Assunção Costa.

Este destacado pampilhosense desempenhou, ao longo da sua vida, várias funções de caráter social, cultural e desportivo. Desde muito novo demonstrou interesse pela vida associativa da freguesia, ingressando com 12 anos no primeiro grupo de Escuteiros do Concelho, criado na Pampilhosa no início do ano de 1935.

Iniciou a sua vida profissional como escriturário num armazém de adubos. Em 1942 foi admitido como funcionário da C. P., empresa à qual se dedicou até à sua reforma, em 1977, recebendo vários louvores e prémios pecuniários pela sua competência no desempenho das suas funções. Entretanto, cumpriu o serviço militar, entre março de 1944 e setembro do ano seguinte, no Batalhão de Caminhos-de-Ferro, no Entroncamento e em Lisboa.

Foi secretário da Junta de Freguesia de Pampilhosa entre 1959 e 1967, membro da Assembleia Municipal de Mealhada entre 1979 e 1982 e Vereador da Câmara Municipal de Mealhada de 1983 a 1985.

Em termos de associativismo, integrou várias instituições: Futebol Clube de Pampilhosa (de 1946 a 1964, sendo Presidente da Direção de 1960 a 1964); Grupo Ferroviário do Entroncamento (Vice-Presidente da Direção de 1970 a 1973, onde também exerceu funções de técnico de atletismo); A. H. dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa (Presidente da Direção de 1980 a 1986); Mesa dos Encontros das Direções dos Bombeiros do Distrito de Aveiro (Presidente); Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa do Concelho de Mealhada (Presidente da Direção de 1978 a 2003).

No seu mandato como Presidente da A. H. dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa realizou na Vila alguns feitos inéditos, como uma descida de paraquedistas e um tattoo militar pela Banda da Guarda Fiscal, em 1981, e dois concursos hípicos de nível nacional, em 1981 e 1983.

Organizou vários encontros de confraternização do pessoal aposentado do Departamento de Formação da C. P., onde, para além do convívio social, eram divulgadas a gastronomia e as maravilhas naturais do país.

No desporto foi um atleta conceituado e técnico na vertente do atletismo, tendo iniciado a sua atividade como atleta em 1957, tendo alcançado honrosos primeiros lugares na disciplina do lançamento do peso e do disco. Como técnico obteve muitos êxitos a nível nacional, formando e dando a conhecer atletas como António de Jesus Pedro e Hermínio Pedro, com os quais alcançou títulos nacionais. Apoiou e incentivou o atleta internacional Joaquim Branco, a serviço do Clube de Futebol “Os Belenenses”.

Em 1986 foi-lhe atribuída a distinção de Sócio de Mérito da Liga dos Bombeiros Portugueses. Em 2003 foi agraciado com a Medalha de Agradecimento da Cruz Vermelha Portuguesa. Em 2010, na sua última homenagem em vida, recebeu o Prémio de Carreira na Gala do Desporto da Câmara Municipal de Mealhada, como reconhecimento do seu grande mérito nesta área.

No final da sua vida pertencia ao Conselho Fiscal da Rádio Clube de Pampilhosa e do Grémio de Instrução e Recreio. Era o mais velho escuteiro do Concelho da Mealhada e o Sócio n.º 1 do Futebol Clube de Pampilhosa.

Faleceu a 2 de maio de 2014. A título póstumo recebeu o “Prémio Joaquim Andrade Ser +”, da Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa do Concelho de Mealhada, prémio esse atribuído anualmente, desde esse ano, e que visa distinguir uma pessoa, ou instituição, que se destaque a nível de voluntariado no Concelho.





© 2025 Junta de Freguesia de Pampilhosa. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia