Junta de Freguesia de Pampilhosa Junta de Freguesia de Pampilhosa

A Fonte d'Aqui

A Fonte d'Aqui

As fontes eram outrora uma necessidade vital para as populações e a sua origem seria o aproveitamento das nascentes naturais perto do seu "habitat". Por esse motivo, sendo a Fonte d’Aqui uma das mais antigas do lugar, pouco se conhece da sua história e construção. Fica situada na parte alta da Vila, onde se situam as mais antigas habitações do lugar. Está ao fundo de uma encosta de oliveiras e, em sua direção, seguem dois caminhos, que terminam em lanços de escadas, um de cada lado da fonte. A sua configuração é de uma fonte de mergulho, composta de um tanque onde nasce a água, a qual borbulhava clara e límpida entre as pedras do fundo; mas, sendo de natureza calcária, embora fresca, não é de sabor agradável.


A fonte é coberta por um poial de pedra, onde as mulheres poisavam os cântaros ou os canecos, para se ajudarem ou esperarem a sua vez. Em frente existia um outro poial mais largo, para o mesmo efeito, delimitado por um pequeno murete. É uma fonte muito antiga e não há memória de a sua nascente secar. Durante séculos abasteceu a povoação para os seus usos domésticos. De lá vinha água para cozinhar, lavar as casas e para fazer água-pé no tempo das vindimas, sempre transportada à cabeça das mulheres, em equilíbrio sobre uma rodilha.

Hoje, com o progresso e a boa água canalizada que a Vila possui, deixou de ter a serventia de outrora encontrando-se, por esse motivo, algo degradada. Como fica funda, a descida para a fonte faz-se por dois lanços de escadas de 6 e 9 degraus cada um. As sobras dessa água correm para um tanque ou depósito que lhe fica defronte e já dentro da "Quinta do Melo" que, por esse motivo, era conhecida por Quinta da Fonte – nome por que foi conhecida até ao século XVIII.

O nome de Fonte D’Aqui caracteriza bem a sua proximidade do lugar, pois, na encosta da Brejoeira, para lá do rio Cértoma, existe outra fonte de mergulho, também bastante antiga, chamada Fonte d’Além, por oposição a esta, que ficava perto. Aqui fica, portanto, mais uma achega para recordar o que foi a vida de outrora na Vila de Pampilhosa. As fonte foram sempre um motivo de inspiração dos nossos poetas. Locais eleitos pelos conversados para ponto de encontro e de namoro, ou de simples conversas com quem se encontrasse. Ir à fonte era útil a que se juntava o agradável, principalmente para os jovens de outros tempos.

in http://freguesiadepampilhosa.blogspot.com/p/patrimonio.html

   


  • Morada:
  • Contacto:

© 2024 Junta de Freguesia de Pampilhosa. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia