Junta de Freguesia de Pampilhosa Junta de Freguesia de Pampilhosa

Estação Ferroviária de Pampilhosa

Estação Ferroviária de Pampilhosa

A Estação Ferroviária de Pampilhosa é uma gare da Linha do Norte, que funciona como entroncamento com a Linha da Beira Alta, e que serve a Freguesia de Pampilhosa, no Distrito de Aveiro, em Portugal. Também foi o ponto de origem do Ramal da Figueira da Foz, encerrado em 2009.

A estação ferroviária de Pampilhosa está situada no lanço entre Taveiro e Estarreja, da Linha do Norte, que abriu à exploração no dia 10 de abril de 1864, pela Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses.

Em 1 de julho de 1883 foi inaugurada a Linha da Beira Alta, entre Pampilhosa e Vilar Formoso, enquanto que a linha até à Figueira da Foz foi aberta no dia 3 de agosto do mesmo ano, tendo ambos os lanços sido construídos pela Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses da Beira Alta.

Em janeiro de 1897 estava pendente de aprovação pelo Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria um projeto para a nova estação da Pampilhosa, que consistia num edifício de passageiros, retretes, cais de mercadorias, um reservatório de água para o abastecimento das locomotivas, e todas as dependências necessárias a uma estação de segunda classe.

Em 1901, a Companhia da Beira Alta prolongou os cais coberto e descoberto nesta estação. Em finais de 1924 a Companhia da Beira Alta estava a renovar a via entre Pampilhosa e Guarda. Em 1932 a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses da Beira Alta realizou obras nesta estação, tendo reconstruído três casas do bairro operário e instalado os muros do suporte de carvão. Em 1933 reparou e pintou as marquises, efetuou mais obras no bairro operário, construiu as fossas para as balanças de Grande Velocidade, e pintou os sinais. Em dezembro do mesmo ano, a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses estava a ponderar a ampliação desta estação.

Em 1934, o chefe de estação desta interface foi distinguido num concurso de ajardinamento das estações na Linha da Beira Alta. Nesse ano, a empresa realizou grandes obras de modificação e reparação no edifício da estação e construiu as plataformas da estação e da entre-via, no lado da Linha da Beira Alta. Em agosto de 1935 o chefe da estação voltou a ser homenageado no concurso de ajardinamento da Linha da Beira Alta. Nesse ano a Companhia da Beira Alta fez várias obras, como a reparação da cocheira das locomotivas. Em 1939 voltou a fazer várias obras de reparação, especialmente no restaurante e na placa das locomotivas.

Em março de 1964, foi eletrificado o troço entre Coimbra e Pampilhosa da Linha do Norte. 

Em 1968, esta estação era um importante ponto de concentração de tráfego ferroviário.

Segundo o Diretório da Rede 2012, publicado pela Rede Ferroviária Nacional em 6 de janeiro de 2011, a estação de Pampilhosa apresentava sete vias de circulação, com 180 a 780 m de comprimento, enquanto que as plataformas tinham entre 220 e 315 m de extensão, e 30 a 40 cm de altura.

in https://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_Ferrovi%C3%A1ria_de_Pampilhosa


Galeria: Ver Aqui


  • Morada:
  • Contacto:

© 2025 Junta de Freguesia de Pampilhosa. Todos os direitos reservados | Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia