Situada no largo junto ao Mercado Municipal de Pampilhosa, a Fonte do "Garoto" é um artístico chafariz, encimado por uma escultura em bronze da autoria de António Teixeira Lopes (1866-1942), o notável escultor de Vila Nova de Gaia.
Esta fonte bastante original representa um rapaz do povo a despejar uma ânfora, colocada a meio do tanque do chafariz público. Teixeira Lopes pôs nesta obra toda a sua fina sensibilidade de escultor de crianças – e o garoto humilde, o pequeno operário de outrora, está aqui fielmente representado.
Foi este chafariz inaugurado em 1915, tendo nessa altura uma configuração diferente: a escultura do garoto estava colocada sobre um plinto de calcário branco, com um pequeno tanque em frente, para onde tombava a água.
Atualmente o tanque é maior e circular, assentando sobre os três degraus que o rodeiam e tendo ao centro, sobre o plinto, a estátua do garoto.
A estátua está atualmente no edifício da Junta por ter decorrido uma onda de assaltos para recolha de bronze (o busto do Dr. Abel da Silva Lindo foi um dos alvos, que nunca mais foi recuperado). Em seu lugar encontra-se uma réplica em compósito.
O chafariz encontra-se no largo hoje chamado de Largo do Garoto, nome que ainda vai trazendo alguma controvérsia, pois este mesmo largo deveria (assim ficou escrito na ata de 1915, aquando da sua inauguração) ser chamado de "Largo do Chafariz".
in http://freguesiadepampilhosa.blogspot.com/p/patrimonio.html