Pampilhosa foi elevada a Vila há 36 anos

2021-07-09 09:26

No dia 24 de junho de 1983 o Grupo Parlamentar do PCP propõe a elevação da Pampilhosa à condição de Vila, com a apresentação à Assembleia da República do projeto-lei n.º 123/III, de 22 de junho, justificando tal facto pela "dimensão populacional da povoação de Pampilhosa (…), o maior centro populacional do concelho da Mealhada"; pelo "desenvolvimento económico desta povoação, sobretudo no domínio das indústrias de cerâmica, madeiras e metalomecânica ligeira"; por ser "um dos maiores entroncamentos ferroviários do país"; e ainda pelo "seu equipamento social, cultural e desportivo".

Assim, no dia 9 de julho de 1985 a Pampilhosa é elevada à categoria de Vila, vindo regulamentar este acontecimento a Lei 67/85, de 25 de setembro. Era então presidente da Junta de Freguesia João Matos de Oliveira, secretário Antonino Alves Pessoa e tesoureiro Delfim Soares de Oliveira.

A Vila de Pampilhosa tem potencial para investimento industrial/económico, tendo boas acessibilidades, onde a ferrovia converge entre a linha do Norte e a linha da Beira Alta, para além da proximidade com acessos às Autoestradas 1 e 14, Itinerário Complementar 2 e Itinerário Principal 3. Está dotada de equipamentos escolares e desportivos, extensão de saúde, IPSS, Zona Industrial do Canedo, comércio local diversificado e farmácia, Igrejas de várias confissões religiosas, sendo um polo rico em associativismo, com várias Associações sediadas na freguesia, das quais dez mantêm atividade constante e que oferecem periodicamente vários eventos culturais e desportivos na Freguesia.

Destes eventos destaca-se: Atividade física e desportiva, incluindo atividades adaptadas à população senior, torneios de futebol, atletismo e karaté, festas e festivais de folclore, reposições históricas, festejos em honra de Santa Marinha, São Lourenço, São João e Senhora de Fátima, mostras de artes, sabores e saberes, festivais de música, teatro e outras artes de palco, ações na Natureza e de sensibilização por uma vida mais saudável, entre outras atividades.

A Pampilhosa destaca-se também por oferecer, através destas Associações e outras Instituições, valências de ocupação dos mais jovens, nas áreas do Desporto, contacto com a Natureza, Cidadania, Música, Dança ou Teatro.

Uma Freguesia culturalmente muito ativa, com raízes ancestrais e culturais muito fortes, um património natural e edificado e um povo afável e acolhedor fazem da Pampilhosa uma joia preciosa que encanta quem nos visita e onde dá gosto viver.