GEDEPA - Grupo Etnográfico de Defesa do Património e Ambiente da Região da Pampilhosa

Instalado no antigo celeiro das Freiras de Lorvão, o GEDEPA dispõe de núcleos museológicos com recolha e exposição de material etnográfico. Dispõe igualmente de uma coleção subordinada ao porco (imaginária, arquivos documentais, bibliografia). É uma atividade com raízes seculares na região e cujo mais alto expoente é o famoso Leitão da Bairrada.
Nascido de uma contradança carnavalesca, o Rancho Folclórico da Pampilhosa, assim se manteve até fins de 1979.
Em janeiro de 1980, após a entrada de novos elementos, já na altura dispostos a dar-lhe uma nova roupagem de cariz verdadeiramente folclórico, este grupo envereda por uma exaustiva pesquisa e recolhas pela Pampilhosa, Bairrada e Serra do Buçaco, com o intuito de representar dignamente, com autenticidade e pureza, os usos e costumes das suas gentes.
Tenta reproduzir fielmente os dados transmitidos pelos mais idosos nas suas danças, cantares e trajos que datam de finais do século XIX, princípios do século XX e que recolheu através da oralidade ou por cópia de peças de roupa doadas e que se encontram no museu etnográfico. Possui ainda este museu um vasto espólio documental, vários objetos ligados à vivência do nosso povo e uma biblioteca.
A 22 de outubro de 1983, já com o nome de Rancho Folclórico e Grupo Etnográfico de Pampilhosa – GEDEP, foi admitido como membro da Federação Portuguesa de Folclore. É sócio fundador da AFERM - Associação de Folclore e Etnografia da Região do Mondego.
A aquisição da Casa Rural Quinhentista, que inclui o antigo celeiro do Mosteiro de Lorvão, trouxe novas responsabilidades na defesa do património e ambiente. Restaurado este imóvel, aí instalou o seu Museu Etnográfico, repositório do seu vasto e importante património material, incluindo biblioteca e arquivo com numerosos documentos manuscritos que refazem a história local.
O GEDEPA - Grupo Etnográfico de Defesa do Património e Ambiente da Região da Pampilhosa - edita anualmente, desde 1981, a revista “Pampilhosa, Uma Terra e Um Povo”.
Para além de frequentes reposições de costumes e tradições, vai divulgando por todo o país e estrangeiro com grande representatividade a cultura popular das gentes desta região, através do seu Rancho Folclórico e da sua secção de teatro.

Casa Rural Quinhentista
Rua do Casal, 1
3050-438 Pampilhosa

http://www.gedepa.pt/
231 949 620 / 967 712 282 / 962 949 191