Jardim de Infância - Canedo

Escola do ensino pré-escolar, localizada na Rua das Escolas, no lugar do Canedo. Contacto: 231 940 469.

Jardim de Infância - Pampilhosa

Escola do ensino pré-escolar, localizada na Praceta de S. João. Contacto: 231 940 778.

Escola Básica n.º 1

A Escola Básica n.º 1 (Centro Escolar de Pampilhosa), inaugurada no dia 5 de outubro de 2010, tem como oferta os quatro anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Substituiu as três escolas primárias da freguesia (Escola do Freixo, Escola Tomaz da Cruz e Escola do Canedo). Acolheu também alunos de escolas de outras freguesias, como por exemplo Travasso (Vacariça) e Lendiosa e Mala (Casal Comba).
Localiza-se na Rua Mário da Silva Henriques (travessa). Contactos: tel.: 231 947 030 | e-mail: centroeducativopamp@gmail.com

Escola Básica n.º 2

A Escola Básica n.º 2, inaugurada em 1993, tem como oferta o ensino do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico (5.º ao 9.º ano de escolaridade).
Localiza-se na Rua Rio de Cima. Contacto: 231 940 287.

Escola Primária «do Freixo» ou «da Pampilhosa Alta»

Na segunda metade do século XIX o ensino infantil em Portugal foi preconizado em legislação de Rodrigues Sampaio (1878 e 1881) e de João Franco (1894 e 1896). Antes da implantação da República havia já, efetivamente, uma tentativa de proporcionar uma educação ao mesmo tempo útil e cívica aos filhos de pessoas menos abastadas que não tinham possibilidade de os matricular nas escolas burguesas. Algumas dessas tentativas foram avançadas por Costa Cabral em 1844, por Afonso Costa em 1870 e por Sampaio Bruno em 1878. (1)

Com o crescimento das localidades, como foi o caso da Pampilhosa, e para dar continuidade ao combate ao analfabetismo, foram surgindo algumas escolas do ensino primário. Assim, em 1866 foi criada a primeira escola primária oficial na Pampilhosa, sendo o primeiro professor José Manuel Christina, natural da Pampilhosa. A respetiva nomeação interina coincide com a criação da escola e data de 5 de outubro de 1866, obtendo a nomeação definitiva, pouco depois, no dia 31 de janeiro do ano seguinte. O alargamento da escola, para a frequência dos dois géneros, decorreu logo depois. (2)

Após a inauguração do novo Centro Escolar, em 2010, que veio substituir as escolas da freguesia, o edifício da Escola "do Freixo" tem sido utilizado por várias Associações e grupos de cidadãos para formação de jovens e adultos, ensaios e reuniões, com a orientação da Junta de Freguesia.

Situa-se no final da Rua da Filarmónica, perto do Largo do Freixo, daí ser conhecida por Escola Primária do Freixo. A sua última designação oficial era Escola do Primeiro Ciclo do Ensino Básico n.º 1 da Pampilhosa (sendo a n.º 2 a Escola Primária "Tomaz da Cruz").

(1) Porto Editora – Combate ao Analfabetismo na Primeira República na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-06-04 16:13:12]. Disponível em https://www.infopedia.pt/$combate-ao-analfabetismo-na-primeira
(2) in Santos, Joaquim José Carvalhão Teixeira - "O Cinema no Entroncamento do Progresso | O T.G.I.R. da Pampilhosa". Mealhada: CMM, 2018.

1

2